Tuesday, September 13, 2011

Certezas ( parte I )

Tenho tentado ter certezas durante toda minha vida.
Aquilo que alguns chamam de tranquilidade, estabilidade.

Mas parece-me que a vida real, o dia-a-dia, é nada mais que um conjunto de incertezas. Embora tudo esteja conectado, tudo depende de uma reação às nossas ações, e reações nossas às ações dos que nos cercam.

Ou apenas reações às situações em que a vida nos coloca.

O direito de escolha, o livre-arbítrio ... O equilíbrio entre razão e emoção, entre deveres assumidos, planos feitos e eventos inexperados... Isso tudo é complicado de administrar.

Tantas vezes planejei e minha vida deu reviravoltas incríveis. E tudo o que havia planejado foi por água abaixo e tive que me reestruturar, recomeçar, aprender a sonhar novamente e ter forças para acreditar nos sonhos e mais força ainda para fazê-los reais.

Aliás, isso é algo que me surpreende : minha capacidade de me reestruturar, de recomeçar. Minha cabeça tantas vezes fica tão perdida, tão confusa, parece realmente não haver saída... E algo me empurra e me apego à crença que tudo vai dar certo, que há uma força que me guia e cuida de mim - e então, em passos pequenos, vou me estabilizando e as coisas vão se encaixando.

É o saber que há coisas que temos que passar, a aceitação, a coragem para não fugir dos próprios demônios. É o saber que a única maneira de sair de uma situação é passar por ela, e saber disso te faz parar e pensar qual a melhor maneira de passar por tal situação e sair com algum tipo de benefício intelectual, emocional, moral.

Mesmo quando pensamos que perdemos, há tantos ganhos... Talvez o que pensamos que queríamos não seja o melhor e descobrimos mais tarde que o que a vida nos apresenta pode vir a ser o melhor para nós.

É requerido algo complicado nos dias de hoje : fé em uma força superior, crença em sonhos e uma capacidade de lembrar-se, reconhecer e sentir tuas bases.
Fé - acreditar em algo que não se vê, mas que você sente e te dá forças.
Crença em sonhos - Sonhar não ocupa espaço e temos apenas duas possibilidades - os sonhos podem ou não acontecer. De qualquer maneira, se não tentamos, nunca sabemos.
Lembrar-se, reconhecer e sentir tuas bases - Tudo aquilo que aprendemos de nossos pais - Embora eles não sejam perfeitos, nos ensinaram os valores de família, de respeito próprio, de respeito mútuo, de amor, de perseverança, honestidade, de compartilhar, de doar-se, de não desistir... Procurar lá dentro, no íntimo, o que há de melhor em nós e deixar isto brilhar em nosso espírito.
Diariamente.
Diante das escolhas que temos perante nós.

Mesmo para aqueles, que como eu, são vulcões de emoções e para quem muitas vezes parece não haver escolha, pois nossos corações nos governam - há sempre de se ter esperança e confiança de que, há uma razão para tudo, que nada é por acaso, e que se procurarmos em nosso íntimo, sendo honestos com nós mesmos, encontraremos sempre a respostas para as inquietações.

Podem nem sempre ser as respostas mais lógicas. Podem nem ser as respostas que gostaríamos.
Mas são as respostas que nos darão paz na alma.


( Pôr do Sol - Fernando de Noronha, Maio 2011)

No comments: