Saturday, March 08, 2008

Retorno

Meses para ter a coragem de voltar a escrever. Meses para começar a debater e enfrentar. Meses para sair do estado de entorpecimento e refletir sobre o que passou e o que é agora.
E aqui estou, sem saber ao certo por onde começar ... Talvez um resumo sobre como foi o ano de 2007, que passei sem postar sequer um dia... Para que o presente faça algum sentido.

Início de 2007 - Morava em uma república, cursava faculdade. Fui operado nas duas pernas e acabei por voltar a morar com meus pais. Por alguns motivos parei de estudar e, na mesma época, meu pai ficava mais doente _ e comecei a ajudar minha mãe a cuidar dele. A doença evolui bastante - aos poucos ele foi parando de se alimentar sozinho, quase não falava, parou de se locomover ... O Mal de Alzheimer e a Esquizofrenia avançaram de uma forma implacável, impiedosa...
Alguns momentos marcantes deste período :

_ Ir levar meu pai ao médico, enquanto ele ainda falava _ e a médica, em sua avaliação, perguntar para ele : _ " Sr. Francisco, o sr. sabe em que mês estamos? Em qual dia da semana estamos? " E ele _ com aqueles olhos pequeninos, olhando para o chão, rosto inexpressivo : " _ Não senhora... não sei... "
_ Vê-lo tentar assinar o nome e não conseguir...
_ Vê-lo esperar visita dos meus irmãos ou telefonema, aos domingos, e se frustrar...
_ Dar comida na boca dele, dar banho, trocar fraldas, fazer a barba... Colocá-lo na cadeira-de-rodas e levá-lo para ver o mar, sem saber que aquela era a última vez...
_ Pedir perdão pelos meus erros como filho e ouvir um " tá tudo certo filho ... " , falado numa voz fraquinha... quase imperceptível...

Neste meio tempo perder 2 amigos, ambos da minha idade, em acidentes de carro, no espaço de pouco mais de 1 mês, rapazes que conhecia há anos...

No meio do ano, perdi meu pai... No hospital, era final de tarde, domingo, o sol estava começando a se pôr e os raios alaranjados entravam pelo quarto e refletiam na parede em frente a cama que ele estava. Ele me chamou, tentava dizer algo, ms não conseguia, a expressão dele era de medo _ acho que nunca vi olhos tão assustados em toda minha vida... Fiz uma oração, pedi a Deus para confortá-lo, beijei a testa dele e ele se acalmou aos poucos e começou a adormecer... E em menos de 1 hora ele partiu...
Cuidei de avisar parentes, funerária, separei meu terno para ele usar. A madrugada foi longa, eu em choque mas com uma firmeza que não sei de onde saiu. Parecia até frieza. Dentro meu coração não processava ainda a dor de saber que não voltaria a abraçá-lo, ou vê-lo tirar sarro da minha mãe ou mesmo implicar comigo por alguma coisa.

Após a partida dele, passamos por um período difícil psicologicamente e financeiramente - posto que eu estava desempregado e minha mãe não tinha renda. Mas, embora o desespero gritasse algumas vezes, no coração a certeza que Deus olha por nós e que de tudo podemos aprender algo positivo nos confortava.
Consegui emprego em uma transportadora como assistente financeiro, mas não estava pronto para ficar o dia inteiro sentado em frente a um computador fazendo cálculos, sem conversar com pessoas, com uma rotina pesada e sem calor humano. Em pouco tempo pedi demissão e consegui um emprego numa cia de cruzeiros marítimos, atendendo passageiros _ um trabalho mais dinâmico, que me deixa mais satisfeito.

Eu e minha mãe pintamos o "apertamento" e fizemos algumas mudanças e resolvemos ficar por aqui mesmo por algum tempo _ talvez o tempo do "entorpecimento" _ até sairmos deste estado estranho que, de certa forma, ainda nos encontramos.

2007 foi um ano de choques, perdas, e prováveis ganhos de "crescimento" interior _ que para mim talvez seja traduzido em recolhimento e afastamento de relacionamentos em geral.
Tudo passou a ter outra medida. Isso eu sei. E meu maior medo é que essas novas perspectivas me afastem mais da maioria _ e eu não saiba encontrar minhas soulmates.



Filme-tema de 2007 : " AS HORAS" ( Assisti com meu pai, e ele : "_sempre as horas... essas malditas horas..." )

Músicas-tema de 2007 : " Como uma Onda" - Lulu Santos.
" Hurt" - Christina Aguilera.
" Never is a Promise" - Fiona Apple.

3 comments:

Unknown said...

Que postagem emocionante...
fiquei até sem palavras agora...

Positive Vibes in 2008 for You!

"And what it all comes down to
Is that everything's gonna be fine fine fine!"

Déa said...

É... A vida segue em frente (o que se há de fazer...) Muito emocionante esse post. E te escrevo direto de um quarto de hospital, onde já estou com meu pai há mais de 15 dias. Vamos seguindo, sabendo que o futuro será exatamente como Deus planejou. Um beijo grande. Voltarei sempre que você postar... By the way, lembra que a gente se "encontrou" outro dia no MSN? Beijos mil

Unknown said...

Cara fiquei muito emocionado agora...perdi meu pai tmb e queria ter ficado do lado dele, mesmo que tivesse sido doloroso, mas eh assim mesmo...sinto bastante falta dele..e saber que eu nao pude dizer mais uma vez "EU TE AMO" esquecer as discursoes do passado....saber que ele me ensinou muito..e peço perdao por ter desapontado varias vezes ele...Pow eh triste isso.. Seu pai lembrara de vc o resto da vida Pacheco...