Sunday, April 30, 2006

Sobre fé

Algumas vezes o vazio toma conta. E tento entender o porque disso. De repente, tudo tão sem sentido; pessoas, lugares, até a própria existência.

Se eu ponderar um pouco sobre as palavras da minha mãe, poderia até pensa que minha falta de fé tem algo a ver com isso. Caso tenha, o vazio continuará a aparecer, de tempos em tempos. Pois não vejo mais algo de racional em acreditar em coisas que não sei se existem. Perder a fé é (quase) um caminho sem volta. Tudo passa a funcionar no esquema da racionalidade e de fatos comprovados.
Eu cheguei a pensar que quando eu acreditava em Céu e Inferno, eu era mais feliz. Simplesmente por crer em algo. Mas eu não era. Todas aquelas condições para conseguir um cantinho no paraíso... Algumas condições que contrariam minha própria natureza...
Talvez até pensem, alguns que me conhecem, que tenho algo contra "deus". Pois eu não tenho.
Talvez até pensem, que eu não acredito na existência desse "deus". A única coisa que posso dizer, é que, certamente, não acredito neste "ser" que tantos rotulam e dão adjetivos, e tentam mostrar de alguma forma personificada.

Eu perdi a identidade de "deus".

Não tenho a mínima idéia do que seja, ou do que se constitui. Talvez por isso, acho meio irracional exercer tal fé ( pessoalmente falando). Para quem ou para o que orei tantas vezes ?!

Acreditar que um "deus" existe e, acreditar neste mesmo "deus" são duas coisas diferentes. E, limitar-se a dar forma e sexo para este "suposto ser" dizendo que é "ele" e não "ela" ou nenhum ou ambos , é um tanto quanto "limitado".

No entanto, encorajo, apesar de meus devaneios, grande parte do pensamento cristão... respeito mútuo, amor recíproco, fidelidade, honestidade. Afinal são "leis" de bem viver básicas.

Voltando ao vazio ... Não estou reclamando dele. Não estou buscando preenchê-lo. É apenas tentar entender. Entender o porque um ser, que se julga "sensível" como eu, muitas vezes se encontra olhando e nada vendo; tocando e nada sentindo; escutando e nada ouvindo.

Algumas vezes parece que minha vida é um filme, que comecei a assistir e saí antes de terminar. E estou do lado de fora da sala...

6 comments:

Anonymous said...

Nossa, vc conseguiu expremir minha posição em relação a religião. Meus pais são super católicos, minha namorada é espirita, e todos eles acreditam muito nesse Deus. Eu tb acreditava e orava muito pra ele, até que um dia eu parei e perguntei pra quem realmente eu estava orando. Eu realmente sinto falta de algo para me apegar, mas não consigo volta no tempo e acreditar nesse ente superior que tem como função primordial nos fazer feliz. Prefiro acreditar que eu colho aquilo que planto, logo tenho de policiar meus atos aqui, pois eles voltaram para fim. E ponto final.

Râzi said...

Bem, fé não se explica e nem se consegue... ela nasce dentro da gente quando a gente mais precisa...

Pode ter certeza que quando chegar a hora certa vc vai voltar a ter!Ou pelo menos criar alguma!

Râzi said...

Pelo visto...acabou?

Anonymous said...

Sabe quando você pede alguma coisa, ora e tals...?

Então... Deus é o cara que te ignora.

Anonymous said...

nossa amigo.. que enrolado esta voce na sua vida... vamos usar um condicionador super power para desebaraçar tudo isso? eu respeito o direito que cada um tem para acreditar no que acreditem. Para mim, Deus nao eh forma, eh conteúdo. Ele nao eh uma pessoa, eh uma energia, que pode assumir a forma do que quiser: Buda, Tao, Cristo, Hermes, Zeus, Afrodite... e ele vive em nossos coracoes, como a bondade, misericordia, perdao, alegria.. enfim, tudo que ha de bom (sem nenhuma referencia às Meninas Super-Poderosas).

Anonymous said...

Não curto falar de religião, vai que tu que eu acredito ou não é verdade...deixa quieto.